Vinagre de maça como condicionador

Oi meninas, isso mesmo!

Foi num bate papo sobre beleza com uma amiga, que essa super descoberta veio a tona. Falava pra ela que estava quase comprando o tão famoso Olaplex - depois que a Kim Kardarshian tingiu a cabeleira usando Olaplex de loiro platinado no Paris Fashion Week alguns anos átras, a marca tem recebido somente elogios e blogueiras de toda parte do mundo tem feito super reviews recomendando o tal produto. Anyway, não demorou muito para ela me convencer sobre a sua mais nova técnica para deixar a 'mane' super hidratada e o melhor de tudo sem nenhuma química! Tudo a naturale. Quem não gosta disso? Na altura do campeonato, pensei. "Mal não irá fazer, vamos tentar."

Passei horas lendo sobre a tal técnica e é inevitável não navegar em sites onde é tudo produzido vegan-mente falando. Nos próximos posts irei passar as super receitas que encontrei desde fazer o seu próprio shampoo até máscaras de hidratação pra cabelo. Tudo 'natural' usando ervas e óleos essenciais. Irei testar e darei meu review sobre os tais, então fiquem ligadas aqui!

Cientificamente falando, o uso de vinagre, ervas e óleos essenciais para fins cosméticos pode ser encontrado desde os tempos romanos, estavam na moda durante o século XIX como o vinegar de toilette. Vinagre age como um removedor dos resíduos de sujeira dos fios de cabelo e fecha as cutículas dando a seu cabelo mais brilho e saúde. Vinagre tem uma ação tônica que promove a circulação do sangue nos pequenos vasos capilares que irrigam a pele.

Quimíca O cabelo tem um pH de 4,5 - 5,0 - é ligeiramente ácido. O vinagre de maçã tem um pH de 3,0 - 4,0, se diluída, um pouco mais ácido do que o cabelo.

Para um cabelo saudável e nutrido você precisa usar produtos de cabelo com pH equilibrado, isto é, perto do pH do seu cabelo, por isso estamos olhando para produtos de cabelo com um pH de 4,5 a 5,0. Estudos mostram que o vinagre de maçã pode lutar contra certas infecções fúngicas, e é eficaz no combate à Candida albicans e Aspergillus niger. Yeap... pasmem!Wow!!! Fiquei impressionada com tudo isso. Sempre soube que o vinagre é bom para limpeza, mas não tinha noção que também podíamos usar como produto de beleza. Ah, as descobertas da vida... 

Vamos ao que interessa. A receita é simplérrima. Anota aí:

Adiciona 2 a 4 colheres de sopa de vinagre de maça numa xícara de café (250 ml).

Aqui depende de que tipo de cabelo você tem. Por exemplo, se seu cabelo é mais seco do que oleoso fique nas 2 colheres de sopa. Se é mais para o oleoso coloque de 3 a 4 colheres de sopa.

Lave seu cabelo com shampoo normalmente, e depois adiciona aos poucos a mistura.

Eu coloquei as pontas do meu cabelo dentro da xícara assim o vinagre concentrou mais nas pontas e depois joguei o restante na cabeça aos poucos. Massageie como se estivesse passando o condicionador.

Deixe seu cabelo no vinagre por uns 2 minutos.

Alguns argumentam que o uso contínuo dessa fórmula pode deixar o cabelo mais fino e seco pela falta dos óleos que são necessários para o nosso cabelo. Mas não por isso! Abaixo segue a receita de vinagre de maça com óleos essenciais.

Óleos essenciais usados para tratamento de cabelo: cedro, majerição, camomila, limão, eucalipto, alecrim, menta, lavanda, mirra, patchuli etc.    

Ingredientes

2 xícaras (500 ml) de vinagre de maça + 5 a 10 gotas de óleo essencial

Instruções

- Misture o vinagre e óleos essenciais.
- Esta mistura deve ser armazenada num frasco de vidro uma vez que os óleos essenciais podem reagir com plástico.

- A mistura pode ser usada imediatamente, mas se você deixar descansar por um dia ou dois é melhor, assim eles se misturam.
- Quando estiver pronto para usar: diluir 1 a 2 colherers de sopa da mistura de vinagre + óleo essencial em 1 copo de água (250 ml).
- Depois de lavar seu cabelo com shampoo, passa a mistura e deixe no cabelo por aproximadamente 2 minutos.  

Experiência Na primeira vez que fiz coloquei somente 2 colheres de sopa e meu cabelo parecia que não tinha sido lavado. Na segunda vez, coloquei 3 colheres de sopa e gurias... Ficou maravilhoso. Bem hidratado, limpo, saudável e um mega brilho. Parecia que tinha ido no salão. Ok... mas e o cheiro?? Vocês devem estar perguntando... Enquanto aplicava a mistura eu pensava, vou ficar cheirando a salada, mas por incrível que pareça o cheiro forte do vinagre sai assim que o cabelo vai secando. Bem bacana! 
 

Interessante não? Faça o teste e depois me fala qual foi o resultado ;)

XXOO  


Gabriela Gauza
Gabriela Gauza

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.